29 de jul. de 2007

REAGE LULA!


Até quando escutaremos os noticiários, em especial os que estiveram sempre em conluio com a elite brasileira, noticiar seus veredictos e os culpados por mais uma tragédia. A culpa é do Lula. E atenção – cada vez mais, a culpa será do Lula. O Movimento “Cansei” em nenhum momento fala do cansaço no que se refere à pobreza, aos meninos e meninas de rua, aos que não tem casa e nem terra, a desigualdade social. Por que quando os meninos da Candelária foram brutalmente assassinados estes milionários que hoje se reúnem para fazer passeata e ainda da forma mais tenebrosa – usando, assim como a mídia, a dor da morte – não se reuniram para protestar? Por quê? Talvez porque essa realidade esteja muito longe dos seus cotidianos de viagens aéreas, dos altos impostos pagos, etc. Afinal são estas as pautas que motivaram a primeira passeata conduzida por gente que está cansada de ter que “tolerar” um ex metalúrgico ser presidente do país que tem dono desde a sua origem: a elite brasileira. Esta elite que manda e desmanda no que o povo engolirá como verdade nos meios de comunicação.

De outro lado, Lula parece ter esquecido sua origem – que tanto honra aqueles que o escolheram como Presidente do Brasil. Pela primeira vez não um doutor que assim como os “manifestantes” do “Cansei” não sentem cheiro de pobre no seu dia a dia... mas um trabalhador que sentiu na pele a opressão desta elite que hoje grita Fora Lula por cima dos caixões do mortos do acidente da Tam ( que ainda está sob investigação e portanto não se sabe ainda o veredicto final, apesar da sentença já ter sido enunciada pela mídia)

REAGE LULA! O que assusta não é o já previsível discurso de quem deseja manter o “status quo”, que não tem responsabilidade nenhuma com um projeto de luta pela igualdade social. Mas, o que é assustador é ver os homens e mulheres deste governo assistirem calados ao que a mídia e a elite organizada estão dizendo e fazendo. Lula errou em passar a mão na cabeça em tantos momentos nestes que hoje sorrateiramente preparam como protestado neste domingo em São Paulo a “sua hora final”. Para ilustrar trecho de uma das faixas do protesto: "Presidente Lula: O dia e a hora chegaram. Honra tua faixa presidencial sobre o túmulo do meu marido Andrei. Lili.”.

O jornalista Mino Carta (Carta Capital) descreve com maestria e responsabilidade este sentimento de perplexidade diante da letargia que toma conta do Governo Lula, do Lula... “Por tempo longo demais o governo foi omisso em relação ao lobby irresponsável das companhias aéreas, à prepotência da Infraero e à leniência da Anac. Neste momento, ele parece acuado diante da enésima campanha midiática, de sorte a animar este ou aquele articulista a zombar dele. Mas é inadmissível, no caso do primeiro mandatário, a prática do esporte preferido dos graúdos, o chute do cadáver. Embora a mídia atinja a chamada classe média e os nababos, não chega ao povo. Os índices de popularidade do presidente são estáveis entre os brasileiros distantes do privilégio. Ou seja, a separação entre os dois Brasis se acentua, e bastaria a Lula ser presidente desta maioria para induzi-lo a uma ação mais determinada em busca de um país melhor. Recorrer aos panos quentes, tais como agradar ao mercado, ou omitir-se, ou recuar diante da Globo que não quer a classificação indicativa, não muda o preconceito atávico, o ódio de classe do burguesote, contra o ex-metalúrgico protegido pelo destino.”

Os tucanos que estão por trás desta manifestação usaram as mortes trágicas para iniciar talvez o derradeiro movimento contra o ex operário. Este ex operário que comandou – aí sim – milhares de trabalhadores contra a opressão e hoje parece ter esquecido disso tudo, da sua força, do seu comando e principalmente dos seus verdadeiros inimigos. REAGE LULA: conta pra todo mundo quem são eles, pára de tentar conciliar os interesses do povo “com essa gente!”, e como disse Mino Carta: ACORDA LULA E CHAMA O TEU POVO. O teu povo, Lula, não é este! É quem sofre calado quando nem dinheiro pra ônibus tem, mas dá um jeito e vai trabalhar. Mas.... minha gente... as mortes todas deste Brasil são culpa do Lula! E o mais importante – a viagem para Disney teve que ser desmarcada neste fim de semana por causa do Lula também!

Ana Carolina Caldas
______________________________


Mino Carta: Movimento "Cansei" ressuscita "Marcha da Família, com Deus"


Leia abaixo texto publicado pelo jornalista Mino Carta em seu blog (http://blogdomino.blig.ig.com.br/) nesta sexta-feira (27):

AMarchaEstamos às vésperas do retorno da Marcha da Família, com Deus e pela Liberdade. Agora passa a se chamar Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros. Trata-se de uma fórmula mais elaborada, mais complexa, mas os objetivos são os mesmos. O movimento foi lançado pela OAB de São Paulo, e conta com o respaldo de figuras importantes da Fiesp e da Associação Comercial paulista, e com a divulgação de televisões e rádios, por ora não melhor especificadas. A idéia inicial faísca no escritório de João Dória Jr., o Iconoclasta Mor, aquele que destruiu a pauladas o monumento dedicado a Cláudio Abramo, o grande jornalista, em uma pracinha do Jardim Europa. Ali desceu o Espírito Santo, e iluminou os primeiros carbonários da grana, unidos em torno do slogan: Cansei. Uma campanha publicitária, oferecida de graça por Nizan Guanaes, gênio da propaganda nativa de inolvidável extração tucana, mais badalado entre nós do que George Clooney no resto do mundo, insistirá em peças destinadas a expor o pensamento dos graúdos envolvidos: “cansei do caos aéreo”, “cansei de bala perdida”, “cansei de pagar tantos impostos”. É do conhecimento até do mundo mineral a quem esses valentes senhores atribuem a culpa por os males que denunciam: nem é ao governo como um todo, e sim ao Lula, invasor bárbaro de uma área reservada aos doutores. Mas o presidente da OAB paulista, certo D’Urso, diz que o movimento não tem conotação política. Enquanto isso, às sorrelfas, o pessoal pede instruções aos mestres. Alguns ligam para Fernando Henrique Cardoso, outros para José Serra. São os derradeiros retoques da tucanização da elite brasileira, a mesma que sentou-se em cima de um tesouro chamado Brasil e só cuidou de predá-lo, com os resultados conhecidos. Incompetência generalizada, recorde mundial em má distribuição de renda, baixo crescimento, educação e saúde descuradas até o limite do crime, miséria da maioria etc. etc. Acorda Lula, chama o teu povo.